Criaturas Mágicas



Aragogue 

E do meio da teia enevoada em forma de cúpula, emergiu lentamente uma aranha do tamanho de um filhote de elefante. Havia fios cinzentos na pelagem do seu corpo e nas pernas negras, e cada olho, em sua feia cabeça provida de pinças, era leitoso. A aranha era cega.”- (CS16).
Acromântula macho, criado por Hagrid e o responsável pelo meio-gigante ser acusado de ser o culpado pela morte de uma aluna, quando a Câmara Secreta foi aberta pela primeira vez.

Aragogue casou-se com Mosague e fundou uma enorme colônia de acromântulas no interior da Floresta Proibida. Permite que seus descendentes ataquem Harry e Rony, quando estes tinham ido em busca de informação, em seu segundo ano em Hogwarts, após Hagrid ter-lhes dado a dica de seguir o rastro das aranhas na época em que a Câmara Secreta tinha sido reaberta. Apesar de ter respeito por Hagrid, se fosse por Aragogue, Harry e Rony não teriam conseguido sair vivos da Floresta proibida em 1992. A sorte dos garotos foi o Ford Anglia, que por acaso estava perambulando perdido pela floresta.
Aragogue morre no sexto ano de Harry, em 1996, e na noite de seu enterro o garoto consegue obter a lembrança de Slughorn, chave para o quebra-cabeça das Horcruxes, em que Slughorn contava a Tom Riddle sobre como se faziam tais objetos das trevas.




Basilisco


(
Também chamado Rei das Serpentes (King of Serpents).
O primeiro basilisco de que se tem notícia foi criado por 
Herpo, o Sujo, um Bruxo das Trevas de nacionalidade grega e ofidiglota, que descobriu, após muitas 
experiências, que um ovo de galinha chocado por um sapo produzia uma cobra gigantesca dotada de 
poderes extraordinariamente perigosos.
O basilisco é uma cobra verde-vivo que pode alcançar quinze metros de comprimento. O macho tem 
uma pluma vermelha na cabeça. Suas presas são excepcionalmente venenosas, mas seu órgão de ataque mais 
poderoso são os grandes olhos amarelos. A pessoa que os encara sofre morte instantânea. Se a fonte de
 alimentos é suficiente (o basilisco come todos os mamíferos e aves e a maioria dos répteis), ele pode atingir 
uma idade avançada.
Acredita-se que o espécime de Herpo, o Sujo, viveu quase novecentos anos. A criação do basilisco foi 
declarada ilegal desde a época medieval, embora a 
prática seja facilmente dissimulável, pois basta remover o ovo de galinha do choco do sapo quando o 
Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas aparece à porta. Contudo, 
uma vez que os basiliscos não são controláveis, exceto por ofidiglotas, eles oferecem tanto perigo à 
maioria dos Bruxos das Trevas quanto a qualquer outra pessoa, e não há registros de basiliscos na 
Grã-Bretanha nos últimos quatrocentos anos.
Um basilisco era o monstro abrigado por séculos na Câmara Secreta, que matou a 
Murta-Que-Geme e provocou a petrificação de várias pessoas, um fantasma e uma gata no segundo 
ano de Harry.


Bichento

É o gato de estimação de Hermione. Estava há muito tempo na loja Animais Mágicos, até que Hermione resolveu adotá-lo. Durante todo o terceiro ano de Harry, o gato perseguiu Perebas, o rato de Rony. Depois descobre-se que ele fazia isso porque sabia que Perebas não era um rato comum, e sim um animago. Quando Rony ganha Pichitinho, oferece à Bichento para que dê sua conclusão. O gato acaba aprovando a coruja. Se tornou amigo de Sirius, que ganhou sua confiança em sua forma de cachorro.
Bichendo é parte Amasso, um felino mágico muito inteligente que pode detectar disfarces e pessoas suspeitas ou indesejáveis.


Bicho-Papão

Gostam de lugares escuros como guarda-roupas e embaixo das camas. São transformistas, assumem a forma do que pode assustar mais o bruxo e são derrotados por risadas. Foi usado para ajudar Harry a treinar seu Patrono (pois se transforma em dementador para Harry), havia um também na antiga casa dos Black, sede da ordem da fênix, onde assumiu a forma da Família Weasley e Harry mortos para a Sra. Weasley.
-Harry: um dementador.
-Rony: uma acromântula.
-Hermione: Professora Minerva dizendo que ela levou bomba em tudo.
-Dumbledore: o cadáver de Ariana.
-Sra. Weasley: os membros de sua família mortos.
-Lupin: lua cheia.
-Neville: Snape.

Bicuço

Em sua primeira aula como professor de Trato de Criaturas MágicasHagrid apresentou aos alunos os hipogrifos, animais metade ave e metade cavalo, no caso de Bicuço um hipogrifo cinza. Bicuço foi o hipogrifo que Harry montou na primeira aula do terceiro ano, e também foi o hipogrifo que atacou Draco Malfoy, após o menino ter insultado o hipogrifo. Bicuço foi condenado à morte, mas antes da execução Harry e Hermione o salvaram e o usaram para ajudar Sirius Black a fugir. Após a morte de Sirius, Bicuço foi herdado por Harry que o devolveu a Hagrid sob o nome de Asafugaz.


Cachorro de Três Cabeças


É a espécie do cachorro de HagridFofo. Essa espécie de cão é gigantesca perigosa. A maneira mais fácil de acalmar esse cão é tocar uma música, que faz com que ele adormeça. É baseado em Cérbero, que guardava a entrada do reino dos mortos da Mitologia Grega.




Corujas


No mundo mágico, as corujas são estimadas tanto como animal de estimação quanto meio principal de comunicação. É claro, são usadas para entregar cartas e pacotes enquanto parte do correio coruja, mas para os bruxos elas significam muito mais que isso.

Em muitas ocasiões Harry considera Edwiges uma amiga, especialmente quando os dois estão trancados juntos no número quatro da Rua dos Alfeneiros (OdF3).
Ser dono de uma coruja é algo também como símbolo de status e elas refletem a riqueza dos donos. A coruja dos Weasley, por exemplo,Errol, é ‘velha’, grande e cinzenta, e frequentemente desmaia no fim de suas viagens (PdA1). A coruja de Draco Malfoy, por sua vez, estava sempre lhe trazendo de casa pacotes de doces (PF8).
Corujas mágicas têm algum poder mágico (JKR) e de modo geral são inteligentes.
Está claro que entendem instruções em língua inglesa, e ainda parecem ser capaz de ler – geralmente os bruxos precisam apenas escrever o nome do receptor no envelope para que as corujas compreendam para onde devem levar as entregas. Quando Harry escreve sua primeira carta para Snuffles ele explica a Edwiges que significa que é para entregar a Sirius (OdF14). As corujas também sabem para quem as entregas são destinadas e onde o receptor estará, como a coruja de Hogwarts que espera por Harry em seu dormitório no quarto ano do garoto em Hogwarts (CdF18).

O comportamento das corujas mágicas é, de forma geral, similares ao comportamento das corujas trouxas, dormindo durante o dia (CdF15) e caçando à noite (CdF29) por ratos, arganazes (CdF15) e sapos (OdF3). Suas emoções, contudo, podem ser muito humanas. Várias vezes vimos corujas trabalhando muito para serem vistas dignas e importantes (PdA1), voando em celebração à queda de Lord Voldemort (PF1), carregando uma companheira desmaiada (PdA1) e levando mensagens importantes o mais rápido possível (OdF2).


Dementadores

Os dementadores são os guardas da prisão bruxa, Azkaban. Eles estão sempre encapuzados e nunca ninguém viu o rosto de um dementador, a não ser aqueles a quem foi aplicado o Beijo do Dementador, ou que quase receberam um. Quando o dementador se aproxima de sua vítima, essa se lembra de tudo de ruim que aconteceu em sua vida, porque os dementadores se alimentam da felicidade das pessoas, fazendo com que elas fiquem infelizes o tempo todo e às vezes até loucas. As pessoas cujo passado foi traumatizante ou muito infeliz são as mais afetadas pelos dementadores.
“Parado à porta, iluminado pelas chamas trêmulas na mão do professor, havia um vulto de capa que alcançava o teto. Seu rosto estava completamente oculto por um capuz. Harry baixou os olhos depressa, e o que ele viu provocou uma contração em seu estômago. Havia uma mão saindo da capa e ela brilhava, um brilho cinzento, de aparência viscosa e coberta de feridas, como uma coisa morta que se decompusera na água…” (PdA06).


Diabrete

O diabrete é encontrado principalmente na Cornualha, uma região inglesa. De cor azul-elétrico, medindo até vinte centímetros de altura e muito travesso, ele gosta de pregar peças e fazer brincadeiras de mau gosto de todo tipo. Embora não seja dotado de asas, ele é capaz de voar e sabe-se que pode agarrar humanos incautos pelas orelhas e levá-los para o topo de árvores e edifícios de grande altura. O diabrete fala uma algaravia aguda que só é compreendida pelos seus iguais. Este animal gera seus filhotes.





Dobby


Dobby é um elfo-doméstico que representa um papel muito importante na trama. Ele surge como o elfo-doméstico da família Malfoy e tenta proteger Harry do “mal” que ocorreria em seu segundo ano escolar. Surge diversas vezes no livro, ajudando Harry quando possível, e se auto-punindo quando necessário. No final deste mesmo livro, após se mostrar um elfo muito grato a Harry por banir Voldemort do mundo bruxo e melhorar a condição de vida dos seus companheiros, Harry liberta-o da família Malfoy.

“A criaturinha em sua cama tinha orelhas grandes como as de um morcego e olhos esbugalhados e verdes do tamanho de bolas de tênis.” (CS02)
Após ser libertado, procura novo emprego, mas desta vez, exigindo 
salário, como nunca outro elfo-domético havia feito. Encontra emprego em Hogwarts, onde Dumbledore concorda em lhe pegar pelo serviço prestado.  Continua aparecendo no decorrer da história, ajudando Harry, por exemplo, na Segunda Tarefa do Torneio Tribruxo ao lhe dar guelricho, ao sugerir a Sala Precisa para as reuniões da Armada de Dumbledore e seguindo os passos de Draco Malfoy para descobrir o que o garoto tramava.

Na Segunda Guerra do Mundo Mágico, salva Harry, Rony, Hermione, Luna Lovegood, Grampo e o Sr. Olivaras da Mansão dos Malfoy, desaparatando do local para o Chalé das Conchas. Durante a batalha, contudo, é morto com uma adaga atirada por Belatriz. Uma perda muito sofrida para Harry.
Vestuário: Dobby vestia uma fronha velha, com rasgos para enfiar braços e pernas. Após adquirir sua liberdade e independência através da meia que Harry lhe ofereceu, Dobby começou a se vestir melhor, inclusive com as roupas que Hermione lhe deu e que Rony lhe ofereçou mais tarde: um suétermarrom que sua mãe fez.
J. K. Rowling nos disse que os elfos domésticos têm seu próprio tipo de magia. Ele pode aparatar à vontade, mesmo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, usando deste meio para salvar a todos da mansão dos Malfoy.
 Além de meias de tricô e pintura, Dobby tem muitas habilidades realizando alguns encantos bastante poderosos e sem a necessidade de uma varinha:


Dragões

São enormes criaturas mágicas extremamente perigosas e agressivas. Existem, hoje, dez espécies, mas, sabendo que alguns dragões cruzam com diferentes raças, ocasionalmente surgem raros híbridos. Uma das provas do Torneio Tribruxo foi tomar um ovo de um dragão, e eles são o objeto de estudo de Carlinhos, um dos Weasley.
Confira a lista de dragões conhecidos:
OLHO-DE-OPALA

METEORO-CHINÊS
VERDE-GALÊS COMUM
NEGRO DAS ILHAS HÉBRIDAS
RABO-CÓRNEO HÚNGARO
DORSO-CRISTADO NORUEGUÊS
DENTE-DE-VÍBORA PERUANO
CHIFRES-LONGOS ROMENO
FOCINHO-CURTO SUECO
BARRIGA-DE-FERRO UCRANIANO


Duendes

Seres mágicos inteligentes e que vivem lado a lado com os bruxos. São pequenos, com a cara escura, possuem os dedos muito compridos e podem ter pequenas barbas.
São muitos sérios em seu trabalho e não muito amigáveis. São os responsáveis pelo banco de Gringotes. Estão representados na fonte dos irmãos mágicos, no átrio do Ministério da Magia.
Durante a história, ocorreram muitas rebeliões feitas por eles contra a discriminação, e até hoje, de acordo com o Profeta Diário, existe um grupo que age contra o Ministério da Magia contra o preconceito.
Possuem uma linguagem própria chamada Grugulês e falada por alguns duendes.
“- É, e por isso que só um louco tentaria roubar o banco, é o que lhe digo. Nunca se meta com duendes, Harry, Gringotes é o lugar mais seguro do mundo para qualquer coisa que você queira guardar bem, com exceção de Hogwarts, talvez.” (PF5)
“Chegava-se aos cofres a bordo de vagonetes pilotados por duendes, que os manobravam em alta velocidade por trilhos de bitola estreita através dos túneis subterrâneos do banco.”(CS4)



Edwiges

Edwiges é uma coruja de gaiola: grandiosa, bela e branca como a neve, com grandes olhos cor-de-âmbar. Foi dada a Harry por Hagrid, como presente de seu décimo primeiro aniversário, em 31 de julho de 1991. Hagrid comprou-a no Beco Diagonal, no Empório de Corujas, que é descrito como um lugar escuro e cheio de ruídos e brilhos e olhos que cintilam como jóias (PF5). Depois de ter recebido o presente de Hagrid e ter acabado de comprar todos os seus materiais para o primeiro ano de Hogwarts, Harry teve de retornar para a casa dos Dursley para esperar pelo fim das férias. Nessa ocasião, passava o dia todo em seu quarto, apenas em companhia de Edwiges. Foi aí então que decidiu chama-la de Edwiges: um nome que encontrara no seu livro de escola “Uma História da Magia“(PF6).
Hagrid recomendou a Harry que escolhesse como animal uma coruja para levar a Hogwarts porque, segundo ele, os estudantes as preferem em relação a gatos e sapos, pois são muito úteis, levando cartas dos pais e amigos para os estudantes durante o ano letivo na escola.
Edwiges leva mensagens de Harry para: Hagrid (PF8), dos Dursley (CS12), e foi capaz de levar para Hermione mesmo quando ela estava de férias na França (PdA1). É uma coruja muito orgulhosa e inteligente, extremamente competente para entregar cartas, sendo capaz de viajar sem seu dono para o local onde ele está e transmitindo seus sentimentos à Harry por meio de afetivos beliscões, pios ou olhares de censura ao dono. Ela pode ainda entender a fala humana:

“[...]- Edwiges – disse deprimido -, você vai ter que dar o fora por uma semana. Vá com Errol. Rony cuidará de você. Vou escrever um bilhete para ele explicando.
E não me olhe assim – os grandes olhos âmbar de Edwiges se encheram de censura -, não é minha culpa. É o único jeito que tenho de conseguir uma autorização para visitar Hogsmeade com Rony e Hermione[...]“ – (PdA2)
Ela também antecipa o que Harry precisa. Em Prisioneiro de Azkaban, Edwiges quis conferir se Harry recebera algum presente de aniversário, então voou até a França para ver Hermione e chegou ao Caldeirão Furado dentro de minutos para a chegada de Harry lá depois da viagem com o Nôitibus Andante (PdA3) no terceiro ano, ainda que o garoto a tivesse mandado embora uma semana antes para ficar com Rony.
Em Hogwarts, Edwiges vive no corujal com as demais corujas dos estudantes da escola. Mesmo quando ela não tem uma mensagem para Harry, a coruja costuma entrar para beliscar sua orelha e comer um pedacinho de torrada antes de retornar para corujal com as outras corujas da escola, aonde dorme pelo resto do dia (PF8).
Edwiges morreu no último livro da saga, Relíquias da Morte, no plano de Olho-Tonto-Moody, os sete Potter. Foi a primeira perda de Harry no último livro, e segundo a autora J. K. Rowling, a morte de Edwiges mostra a passagem da infância para a maturidade definitiva de Harry.
Possível explicação para origem do nome: Hedwig, o nome original da coruja, é originário de uma santa que viveu naAlemanha nos XII e XIII. Santa Hedwig é a padroeira de uma ordem de freiras que escolheram como missão cuidar da educação de crianças órfãs – assim como Harry


Elfos Domésticos

Elfos-domésticos são pequenas criaturas humanóides que habitam grandes casas de ricas famílias bruxas e instituições. Eles são “ligados” à família da casa, o que significa que eles fazem todo tipo de serviço doméstico até que morram ou sejam libertados e que seus descendentes sempre servirão tal família. Os elfos-domésticos são, aparentemente, muito felizes com essa situação e se orgulham por serem fiéis às famílias que servem e por não traí-las.
O papel dos elfos-domésticos é muito importante. Eles ouvem e vêem coisas, como Dobby revela, e podem usar sua própria e poderosa magia (diferente da dos bruxos) para o mau, como Monstro, para o bem, como Dobby, e para nenhum dos dois, como Winky.
Há mais de cem elfos-domésticos trabalhando em Hogwarts, o maior número em uma habitação na Grã-Bretanha. Eles alimentam as lareiras com lenhas, lavam as roupas, limpam as luzes e fazem outras incontáveis tarefas. Eles são os cozinheiros do castelo e preparam refeições maravilhosas na enorme cozinha de Hogwarts.
Possuem orelhas grandes como as asas de um morcego e olhos esbugalhados e verdes do tamanho de bolas de tênis. É difícil para um humano inexperiente dizer a diferença entre um macho e uma fêmea da espécie dos elfos-domésticos, ainda que a fêmea tenha a voz mais alta e estridente. Eles não usam roupas e consideram vergonhoso o fazê-lo. Ao invés disso, cobrem-se com panos como toalha e fronhas de travesseiro. Se o patrão de um elfo lhe presentear com uma peça de roupa, significa que sua escravidão foi quebrada e agora ele está livre. Para a maioria dos elfos-domésticos, a liberdade seria o último insulto e estariam marcados pela vergonha para sempre.
Elfos-domésticos possuem uma própria magia muito poderosa, que não requer uma varinha ou palavras encantadas. Eles podem desaparecer quando desejam, o que pode ser considerado como uma forma de Aparatação, ainda que seja impossível para os bruxos humanos aparatarem em Hogwarts. Infelizmente, enquanto são escravos, não usam essa magia para nada além do seu trabalho doméstico
Como Dobby nos diz, as cervejas amanteigada são muito fortes para os elfos, ainda que não o sejam para os humanos. Isso provavelmente ocorre devido a seu diferente metabolismo.


Hermione Granger, no entanto, trabalha por uma visão mais iluminada sobre o assunto para os elfos-domésticos de Hogwarts, sem muito sucesso e chegou a fundar o F.A.L.E. (Frente de Apoio a Liberação dos Elfos) para conseguir a liberdade dessas criaturas.

Grampo, o elfo-doméstico da Família Black, é outro de destaque.

Fênix

A fênix é um pássaro magnífico, de cor vermelha e porte de cisne, com um longo rabo, bico e garras dourados. Faz ninho no cume de montanhas no Egito, Índia e China, e tem uma vida longuíssima porque é capaz de se regenerar, irrompendo em chamas quando seu corpo entra em decadência e ressurgindo das cinzas novamente jovem. É um pássaro manso, a que não se atribuem mortes, e se alimenta apenas de ervas. Pode desaparecer e reaparecer quando quer. Seu canto é mágico: acredita-se que aumente a coragem dos puros de coração e atemorize os impuros de coração. Suas lágrimas possuem poderosas propriedades curativas. Também é capaz de suportar cargas pesadíssimas.
Leia sobre Fawkes, a fênix de Dumbledore

Fawkes

Fênix de estimação de Alvo Dumbledore. Animal bonito, do tamanho de um cisne com a plumagem vermelha e dourada, as patas douradas, uma longa cauda, olhos vivos e negros. Animal extremamente fiel ao seu dono, como toda fênix.
Consegue carregar pesos muito maiores que o seu, Fawkes carregou 4 pessoas da câmara secreta de Hogwarts, e ela já é um animal velho, pois já passou por uma queima, quando o animal entra em combustão e renasce das cinzas dele próprio. Suas lágrimas têm poder curativo e esta fÊnix curou Harry do veneno do basilisco.
“- Fawkes é uma fênix, Harry. As fênix pegam fogo quando chega a hora de morrer e tornar a renascer das cinzas. Olhe ele…” (CS12)
“Fawkes, a fênix de Dumbledore estava parada em seu poleiro de ouro ao lado da porta. Do tamanho de um cisne, uma magnífica plumagem vermelha e dourada, a ave balançou sua longa cauda e piscou bondosamente para Harry.” (CdF30)
“Todos se calaram. O lamento de Fawkes ainda ecoava pela propriedade às escuras. E, enquanto a música ressoava no ar, pensamentos involuntários, indesejáveis, invadiram, sorrateiros, a mente de Harry…” (EdP29)

Fofo

Cão de três cabeças muito grande que pertence a Rúbeo Hagrid. Depois de auxiliar Dumbledore na proteção da Pedra Filosofal, Hagrid o devolveu para a Floresta Proibida. Foi inspirado em Cérbero, o cão que guardava os portões do Submundo. Fofo pode ser acalmado com música.

Gigantes


Os gigantes possuem 20 pés de altura, tendo, segundo Hagrid, em média, cerca de seis metros de altura, e que os mais altos podem chegar a sete.
Eles não são tão inteligentes quanto os bruxos, mas sabem se comunicar, em seu idioma nativo e, em algumas ocasiões, em língua inglesa (OdF20). A maioria deles vive atualmente em áreas montanhosas remotas, em grupos, com um líder chamado de Gurgue. Eles possuem um extinto violento por natureza: brigas entre gigantes são bastante comuns, e quando um trouxa entra de forma inesperada em seu meio é morte certa. Eles possuem também muita desconfiança em relação aos bruxos e a magia.
As gigantas tendem a desprezar e até abandonar os filhos que sejam pequenos. Para elas o que realmente importa é procriar os filhos que são maiores. Por esse motivo, tanto Hagrid quanto Grope foram abandonados por sua mãe, Fridwulfa.
Houve um tempo em que os gigantes eram forçados a ser inseridos no mundo dos bruxos – havia, no mínimo, uma centena de diferentes grupos espalhados pelo mundo. Então, na década de 1970, os gigantes se aliaram a Lord Voldemort e foram responsáveis por muitas das ações mais cruéis do bruxo das Trevas no que refere a chacinas e torturas, principalmente de trouxas. Mas então começaram a ser caçados pelo Ministério da Magia e muitos deles foram mortos por aurores. A parcela deles que conseguiu escapar se refugiou em esconderijos nos quinze anos seguintes. Porém, como a convivência entre eles não é nada pacífica, depois de toda essa dificuldade com o Ministério, os gigantes ainda começaram a matar uns os outros.Dumbledore comenta que a culpa disso ter acontecido é dos próprios bruxos, que os forçaram a viver juntos, o que vai contra a sua própria natureza.
Depois do retorno de Lord Voldemort, Alvo Dumbledore enviou Rúbeo Hagrid e Madame Maxime, ambos meio-gigantes, às montanhas do nordeste de Minsk (provavelmente os montes Urais), como mensageiros aos setenta ou oitenta (de acordo com Hagrid) gigantes que viviam por lá. O local onde viviam não era segredo para os bruxos, que só faziam questão de que fosse bem longe de onde habitaram. (OdF20)
Segundo contou a Harry, Rony e Hermione, o guarda-caça e sua companheira levaram um mês para viajar, praticamente sem o uso de magia, até o refugio das criaturas. Trata-se de um local de difícil acesso e tal dificuldade se deu porque não puderam se utilizar de magia, uma vez que estavam sendo vigiados pelo Ministério da Magia. Eles perceberam, porém, que não foram os únicos a tentar se comunicar com os gigantes – dois Comensais da Morte, incluindo Walden Macnair, tinham sido enviados como mensageiros de Voldemort, e eles, no final das contas, convenceram Gurgue, o Golgomate a unir forças com Voldemort . No verão de 1995, pouco depois de Voldemort deixar de se esconder, pelo menos um gigante esteve envolvido em ataques a trouxas na região ocidental da Inglaterra, que foi tratado pelos trouxas (e primeiro Ministro) como se fosse um furacão. (EdP1)
“Bom, eles não são difíceis de encontrar, para ser sincero” – disse Hagrid. – “Bem grandinho, sabem”. - Rúbeo Hagrid (OdF20)

Hipogrifo


O hipogrifo é nativo da Europa, embora seja atualmente conhecido no mundo inteiro. Tem a cabeça de uma enorme águia e o corpo de cavalo.
Sua pelagem brilhante muda suavemente de pena para pêlo, e existem hipogrifos de várias cores: cinza-chuva, bronze, rosado, castanho brilhante e nanquim. Seus olhos são alaranjados e suas asas podem chegar ter 4 metros de comprimento.
Pode ser domesticado, embora isso só deva ser tentado por peritos. Deve-se manter contato visual ao se avizinhar de um hipogrifo, já que eles não confiam em pessoas que piscam demais. Fazer uma reverência demonstra boas intenções. Se o hipogrifo retribuir a reverência, será seguro se aproximar.
O hipogrifo escava o chão à procura de insetos, mas come igualmente aves e pequenos mamíferos. Em época de acasalamento, esse animal constrói um ninho no chão e ali deposita um único ovo, grande e frágil, que choca em vinte e quatro horas. O filhote de hipogrifo está pronto para voar uma semana depois, embora ainda vá levar meses para poder acompanhar seus pais em viagens mais longas.
Os donos de hipogrifos são obrigados por lei a encantar a fera com um Feitiço Desilusório para distorcer a visão de qualquer trouxa que possa surpreendê-lo.

Iéti

Acredita-se que o iéti, nativo do Tibete, seja aparentado com o trasgo, embora até hoje ninguém tenha chegado bastante perto para fazer os testes necessários. Com uma estatura máxima de quatro metros e meio, o iéti é coberto da cabeça aos pés por pêlos alvíssimos. Devora qualquer coisa que cruze o seu caminho, embora tenha medo do fogo e possa ser repelido por bruxos experientes.

Karkus
O Gurgue dos gigantes das montanhas. Foi o primeiro a ter contato com Hagrid e Madame Maxime no verão de 1995. Foi morto dois dias depois por Golgomath, que arrancou a cabeça de Karkus e jogou no lago (OdF20).

Lobisomem

O lobisomem é encontrado no mundo inteiro, embora se acredite que tenha se originado no norte europeu. Os humanos somente se transformam em lobisomens quando são mordidos. Não se conhece nenhuma cura para esse mal, embora o recente avanço no preparo de poções tenha, em certa medida, aliviado os sintomas mais graves. Uma vez por mês, durante a lua cheia, o bruxo ou trouxa afetado, que em outros períodos é normal, se transforma em uma fera assassina. Uma singularidade entre as demais criaturas fantásticas, o lobisomem dá preferência a presas humanas.

Lobisomens conhecidos:
  • Remo Lupin (mordido por Fenrir Greyback). Gui Weasley foi mordido na Batalha da Torre. Seu rosto foi muito danificado. Greyback não estava transformado em lobisomem quando o mordeu, por isso Gui não se tornou um lobisomem propriamente dito, mas houve alguma contaminação.
  • Fenrir Greyback
  • Gui Weasley (apenas características, mordido por Fenrir Greyback)
  • Um homem que ficou na mesma enfermaria que o Sr. Weasley no St. Mungus (OdF22).
Informações Extras
  • É matéria de Defesa Contra as Artes das Trevas (PF13, CS10). E também quando Snape substituiu Lupin no terceiro ano de Harry, pediu uma redação com os traços para identificar lobisomens. (PdA9).
  • Quirrel encontrou um lobisomem na Floresta Proibida (PF5), e em algum período do ano letivo ensinou à turma como tratar mordidas de lobisomens. Lockhart supostamente enfrentou o lobisomem de Wagga Wagga (CS10), fato que está em seu livro Passeios com Lobisomens. Depois ele confessou a Harry e Rony que roubara a história de um velho bruxo feio da Armênia (CS16).
  • Draco, em seu primeiro ano, comenta que ouviu dizer que há lobisomens na Floresta Proibida (PF15), e Rony se refere a esse rumor um ano depois (CS15), mas ninguém nunca confirmou esse boato. Provavelmente os rumores começaram quando Remo Lupin estudava em Hogwarts.
  • Tom Riddle diz que Hagrid tentava criar “filhotes de lobisomens” em baixo da cama quando estudava em Hogwarts (CS17). Segundo J. K. Riddle estava mentindo, já que lobisomens não têm “filhotes”.
  • O Ministério controla os lobisomens. Em 1637 foi ciado um Código de Conduta para Lobisomens (PF16). Dolores Umbridge apresentou um projeto de Lei anti-lobisomem que, segundo Sirius, se torna quase impossível Lupin conseguir um emprego (OdF14).

Madame Nora

É a gata do atual zelador de Hogwarts, Argo Filch. É marrom, com grandes bigodes e olhos amarelos e vigilantes. Sempre acompanha seu dono aonde quer que este vá e também o ajuda a ir atrás de encrenqueiros e baderneiros que quebrem alguma regra de diciplina de Hogwarts. Madame Nora muitas vezes parece farejar coisas erradas e encrencas no ar, estando muitas vezes nos locais onde os alunos estão quebrando regras, atraindo Filch, que chega em segundos para puní-los. Harrytem dúvidas se esta gata é capaz de olhar através de sua Capa de Invisibilidade, mas nunca descobriu se isto realmente era verdade.




Nagini


Cobra – pertencente a Lord Voldemort


Para que Voldemort sobrevivesse com um corpo, mesmo fraco, ele precisou beber regularmente uma poção feita de sangue de unicórnio e veneno de cobra. Ele manteve a cobra Nagini com ele para esse propósito. Em intervalos regulares, Rabicho tinha que ordenhar a cobra para que pudesse fazer a poção.
Voldemort pode falar com Nagini por ofidioglossia, mas também mantém um poder incomum sobre a cobra, pois transformou-a na sétima Horcrux (na verdade foi a oitava, pois ele deu um pedaço de sua alma a Harry quando tentou matá-lo sem saber). O bruxo usou a morte de Berta Jorkins para realizar o feitiço.
O Lorde das Trevas prometeu Rabicho para Nagini comer, depois Harry. Sabemos que a cobra se alimentou do cadáver de Caridade Burbage, a professora de Estudo dos Trouxas assassinada por Voldemort por ter feito um discurso em defesa dos trouxas no Profeta Diário.


Na Batalha de Hogwarts, Neville mata Nagini durante a luta, acabando com a vida da cobra de Voldemort e, portanto, com a última Horcrux remanescente de Voldemort.
“Naga” é sânscrito (a antiga língua indiana) para “cobra”.
No Budismo e Induismo, nagas são uma raça de cobra semi-divinas com grandes poderes.”



Norberto

Nome com que Hagrid batizou o seu filhote de dragão norueguês. Esse ovo de dragão, Hagrid ganhou num jogo de bar de um estranho, no primeiro ano de Harry em Hogwarts, e foi chocado em meio às chamas de sua lareira. Norberto foi mandado para a Romênia onde o irmão de Rony, Carlinhos que estudava dragões cuidaria para que ele fosse bem cuidado, na ocasião Hagrid o presenteou com um ursinho de pelúcia. Hagrid listou essa separação do meigo bebê dragão como uma das mais tristes da sua vida figurando entre as coisas terríveis que os dementadores em Azkaban faziam-no se lembrar a todo instante. Norberto é mencionado em Harry Potter e o Cálice de Fogo por Harry ao notar em Hagrid o olhar de arrebatamento que este exibia ao ver Madame Máxime. E em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, ao ver a tristeza de Hagrid pela doença de Aragogue.

Em 1997, em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Harry descobre que, na verdade, o dragão era fêmea: Norberta.
“Harry achou que parecia (norberto) um guarda-chuva preto amassado. As asas espinhosas eram enormes em contraste como corpo preto e magro, tinha um focinho longo com narinas largas, tocos de chifres e olhos esbugalhados cor de laranja…” – (PF14)

Occami

O occami é encontrado no Extremo Oriente e na Índia. Esse bípede emplumado, com asas e corpo de serpente, pode alcançar o comprimento de quatro metros e meio. Alimenta-se principalmente de ratos e aves, embora haja notícia de que ataque macacos. O occami é agressivo com todos que se aproximam dele, especialmente quando se trata de defender seus ovos cujas cascas são feitas da prata mais pura e maleável.

Perebas

Rato de Rony Weasley, que anteriormente pertencera ao seu irmão Carlinhos Weasley. Na realidade, tratava-se de Rabicho em sua forma de animago, em que se transformou depois da queda de Lord Voldemort. Rabicho entregou os pais de Harry a Voldemort e para se livrar de Azkaban, transformou-se em rato, forma na qual permaneceu pelos 12 anos seguintes, em posse da Família Weasley. Em seu lugar, Sirius Black foi mandado à Prisão de Azkaban.


Querubim

Pequenos seres alados usados na decoração do dia dos namorados na loja Madame Puddifoot.
Querubins são criaturas geralmente usadas em ocasiões românticas, como o dia dos namorados. São pequenos, dorados e voam com suas pequenas asas.

-A Casa de Chá de Madame Puddifoot os usou na decoração do Dia dos Namorados. Eles ficavam pairando sobre as mesas jogando confete nos clientes, dando um clima romântico para os casais.


Rato

Haviam vários negros à venda na loja Animais Mágicos, no verão de 1993. Esses ratos pareciam ser mais inteligentes que os ratos normais. Os animagos que se transformam em ratos tem habilidades incomuns de se comunicarem com outros ratos.Bicuço se alimentava basicamente de ratos mortos quando morou no Largo Grimmauld com Sirius

Sapos Saltitantes


Harry, Rony e Hermione trabalharam com sapos saltitantes nas aulas de Herbologia da professora Sprout, no 
segundo ano

Trasgo

Criatura temível e de pouca inteligência. Chega a aproximadamente três metros e meio de altura e cerca de 
uma tonelada. Pode ser muito violento e imprevisível. Originário da Escandinávia, mas pode ser
 encontrado na Grã-bretanha e outras áreas do norte da Europa. Se comunica em uma espécie de
 grunhido, e algumas pessoas dizem que podem entender algumas palavras simples, e os mais inteligentes 
estão sendo treinados para se tornarem guardiões. Os trasgos se alimentam em geral de carne crua.
Existem três tipos de trasgos: o Trasgo Montanhês (de pele cinza clara, é careca, e também o maior e 
mais feroz), o Trasgo das Florestas (tem cor verde, e alguns apresentam um pouco de cabelo, na
 cor verde ou castanho), e o Trasgo dos Rios (tem pele roxa e são encontrados geralmente sobre pontes).
Logo em seu primeiro ano, Harry, e Rony se viram obrigados a enfrentar um trasgo montanhês para
 poder salvar Hermione que estava no banheiro feminino. E também havia outro dessa espécie no caminho
 para chegar a Pedra Filosofal, mas este já estava desmaiado quando os garotos chegaram lá.


Unicórnio 

O unicórnio é um belo animal encontrado nas florestas do norte europeu. Quando adulto é um cavalo
 branco-puro, dotado de um chifre, embora seus potrinhos nasçam dourados e se tornem prateados 
antes de atingir a maturidade. O chifre, o sangue e o pêlo do unicórnio têm propriedades 
excepcionalmente mágicas. Em geral ele evita contato com os humanos, deixa mais facilmente
 uma bruxa do que um bruxo se aproximar dele e tem patas tão ágeis que torna difícil sua captura.
Durante o ano de 1991, Quirrell bebeu sangue de unicórnio por ordem de Voldemort, para que
 o bruxo, sem corpo, pudesse se manter fortalecido até que conseguisse a Pedra Filosofal.
“O vulto encapuzado aproximou-se do unicórnio, abaixou a cabeça sobre 
ferimento no
 flanco do animal e começou a beber o seu sangue.” –


Vampiro d' Toca


Um vampiro que bate nos canos do sótão sempre que a casa de Rony fica demasiado silenciosa. 
Em 1997, Rony decidiu transformá-lo e deu-lhe seus pijamas velhos para que o vampiro fingisse 
ser ele quando o garoto partisse com Harry e Hermione em busca das Horcruxes.

Winky

Winky era uma elfa-doméstica que trabalhou para a família Crouch, assim como sua mãe e sua
 avó. Winky era responsável por cuidar e vigiar Crouch Jr. quando ele estava aprisionado em
 casa e 
dominado pela Maldição Imperius lançada por seu pai. Quando Bartô Jr. fugiu na Copa 
Mundial de 
Quadribol e lançou a Marca Negra no céu, o Sr. Crouch decepcionou-se com a incapacidade 
de
 Winky vigiar o filho, e demitiu-a. A elfa caiu em desgraça, e mesmo sendo adimitida para 
trabalhar
 em 
Hogwarts junto com Dobby, não conseguia realizar seu serviço porque vivia deprimida e 
bêbada.
 A depressão da elfa piora quando ela todos os membros da família Crouch morrem.

Zonzóbulo

Criaturas invisíveis que entram pelos ouvidos da vítima, e baralham seu cérebro. Uma das criaturas
 extraordinárias que Luna Lovegood acredita existir, mas que ninguém tem certeza se existe.
Segundo Luna, um dos componentes do Diadema de Ravenclaw seriam Sifões de Zonzóbulos, 
dispositivos que atuariam evitando que os pensamentos do seu portador fossem confundidos
 por estas criaturas e, assim, aguçando sua capacidade intelectual.